top of page

ACE presente na 72ª SOEA

Considerado um dos maiores eventos do setor tecnológico do país com público estimado de 3 mil profissionais, professores e estudantes, a 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia contará com palestras, fóruns, homenagens, minicursos, apresentações de trabalhos científicos, feira tecnológica e atrações culturais.


Da direita para a esquerda: Diretor Técnico da ACE, Engenheiro Civil e Professor Roberto de Oliveira PhD; Coordenador de Eventos da ACE, Engenheiro Eletricista Ivan Rezende Coelho; Presidente da Associação Brasileira de Alimentos, Engenheiro de Alimentos Gumercindo Ferreira da Silva; na extremidade esquerda, Presidente da Federação de Geólogos do Brasil, Coordenador do Comitê de Desenvolvimento​ ​Nacional do CDEN​ ​e palestrante na 72ª SOEA, Geólogo João César de Freitas Pinheiro; e participantes da palestra.



A máquina do desenvolvimento brasileiro depende da participação da Engenharia nas grandes tomadas de decisão do País. Com esse pensamento, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, deu o tom à solenidade de abertura da 72ª SOEA, na noite de terça-feira, 15 de setembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Para o presidente da ACE e 1º Tesoureiro do CREA-SC, engenheiro civil Carlos Koyti Nakazima. “As lideranças nacionais aqui reunidas têm o desafio de estabelecer diretrizes para criar ações em defesa dos engenheiros, sempre visando a valorização profissional e o combate ao exercício ilegal da profissão”, enfatiza.



O engenheiro civil Abelardo Pereira Filho, vice-presidente da Associação e coordenador do Colégio de Diretores Regionais do CREA-SC lembra da importância de termos uma orientação e um posicionamento coletivo, para fazer reverberar nos Conselhos Regionais, os rumos que a engenharia deve tomar a partir da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia.


Da esquerda para direita: Co​nselheiro da Câmara Especializadas de Engenharia Civil do CREA-RS, Engenheiro Civil João ​Luis Collares; Coordenador de Eventos da ACE, Engenheiro Eletricista Ivan Rezende Coelho; Diretor Técnico da ACE, Engenheiro Civil e Professor Roberto de Oliveira PhD; Conselheira Federal/DF, Engenheira Civil Lélia Barbosa de Sousa Sá; Conselheiro Federal/DF, Engenheiro Eletricista Lúcio Ivar do Sul; e Presidente da ACE, Engenheiro Civil Carlos Koyti Nakazima.


Já o diretor técnico da Associação, professor Roberto de Oliveira – PhD, que participa do encontro intensificando a divulgação do 2º Congresso Técnico-Científico de Engenharia Civil. “Temos aqui na SOEA uma plêiade de pessoas preocupadas com o Brasil e conscientes em ser útil à sociedade. A Semana é uma oportunidade para nos inserirmos e nos posicionarmos frente aos debates dos grandes temas relevantes para a engenharia e esse foi o intuito de intensificarmos a divulgação do nosso evento”.



O 2º Congresso Técnico-Científico de Engenharia Civil discutirá temas fundamentais para os rumos da profissão. “Precisamos refletir sobre os desafios do setor da construção civil que necessita, no mínimo, da continuidade de investimentos dos anos anteriores. O Brasil precisa retomar seu ritmo de crescimento, melhorar a infraestrutura em logística e em qualidade de vida. Com a realização do 2º Congresso, tenho convicção que ele contribuirá para vislumbrarmos alternativas para os desafios do setor de construção civil, destaca Nakazima.


Lembra ainda que “no momento em que o país mais necessita dos profissionais da engenharia civil para o desenvolvimento das cidades necessitamos da união da categoria. Para tanto, a ACE e seu 2º Congresso são fundamentais. Assim, a classe terá cada vez mais influência para a inclusão de políticas públicas que visam ao bem da nação”.



Professor Roberto de Oliveira, informa que dados recentes apontam que os quadros públicos de países desenvolvidos têm 80% de sua ocupação por profissionais da Engenharia. Isso é prova que a Engenharia é responsável pelo desenvolvimento e progresso de um País.


Da esquerda para direita: Presidente da ACE, Engenheiro Civil Carlos Koyti Nakazima; Conselheiro Federal, Engº Civil Marcos Mota Ferreira do CREA-ES; Coordenador de Eventos da ACE, Engenheiro Eletricista Ivan Rezende Coelho e Diretor Técnico da ACE, Engenheiro Civil; e Professor Roberto de Oliveira PhD.




Acompanhando a delegação da ACE na 72ª SOEA está o coordenador de evento da Associação, engenheiro eletricista Ivan Rezende Coelho que reiterou o convite às câmaras de engenharias civis de todos os CREA’s para que se façam presentes no 2º Congresso Técnico-Científico de Engenharia Civil juntamente com seus presidentes de CREA’s e que segundo ele “será uma grata satisfação contar com o maior número de participantes no evento que a ACE promoverá de 7 a 9 de outubro em Florianópolis. São eventos dessa natureza a oportunidade para um notável intercâmbio de experiências, de novos contatos, de novos projetos, com o objetivo de debater questões de interesse da engenharia, sobretudo para o fortalecimento do Sistema CONFEA/CREA.

bottom of page