top of page

O Evento

 

Apresentação

 

O 2º CTCEC - Congresso Técnico Cientifico de Engenharia Civil será realizado pela ACE - Associação Catarinense de Engenheiros, com apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no Centro de Eventos da ACE, durante o período de 07 a 09 de outubro de 2015.

 

O evento será desenvolvido para os profissionais registrados no sistema CONFEA/CREA em sua maioria, podendo também participar outros interessados que atuam no setor da construção civil. E seu desenvolvimento será a apresentação de painéis técnicos, palestras de expertises no assunto e cases de sucesso de expositores e patrocinadores.

 

A metodologia de desenvolvimento do seminário será uma abertura solene, com uma palestra de autoridade do setor da área de construção civil, que abordará um tema relevante ao assunto âncora do evento.

 

Nos próximos dois dias subsequentes de trabalhos técnicos, teremos a realização de painéis, com a participação de expertises no assunto, todos coordenados por um debatedor previamente indicado, apresentação de palestrantes convidados e intercalados por apresentações de patrocinadores e expositores, que exporão novidades no setor seja na área de projetos, equipamentos ou materiais.

 

 

Justificativa

 

A engenharia brasileira passa por uma situação delicada em dois aspectos:
 

  • A economia nacional em declínio e graves implicações políticas das grandes empreiteiras;
     

  • A sociedade passa por profundas mudanças sob diversos aspectos, incluindo por necessidade de atendimento de novas demandas ainda insuficientemente identificadas.
     

A Ciência e a Tecnologia evoluem rápidas e a Engenharia necessita acompanhar.
 

A Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), entidade civil e precursora da engenharia, sem fins lucrativos, volta-se ao aperfeiçoamento técnico, científico e cultural desses profissionais e está permanentemente focada no desenvolvimento nacional, com ênfase para o bem estar da população. A ACE atua em todo o território catarinense, como entidade de classe regional.


Seus profissionais são peças chave na efetiva construção do país, seja ela de qualquer natureza, cujos negócios impactam em, no mínimo, 15% do PIB (quando a economia desaquece) e muito mais quando está aquecida. Ressalta-se a importância capital do Engenheiro Civil na construção e operação (e respectiva manutenção) na infraestrutura do país. Haja vista ser o carro chefe do maior impacto no PIB de qualquer país.

 

 

Objetivo geral

 

O objetivo do 2º CTCEC será reunir profissionais de todo o Brasil, apresentando uma extensa programação abordando temas de relevância nacional, com conferências, painéis, apresentação de trabalhos técnicos e científicos, além de exposição de produtos e serviços.
 

Será também uma oportunidade para um notável intercâmbio de experiências, e objetiva o debate de questões de interesse dos Engenheiros, que irão discutir propostas para o fortalecimento do Sistema CONFEA/CREA.

 

 

Objetivo específicos

 

  • Debater a Engenharia Civil como fator predominante do desenvolvimento;

  • Debater questões relativas à profissão e ao mercado de trabalho;

  • Firmar posições sobre ameaças às atribuições profissionais e à profissão;

  • Definir estratégias de defesa e valorização da profissão do Engenheiro Civil;

  • Difundir conhecimentos técnicos da Engenharia Civil;

  • Promover atualização profissional;

  • Promover intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais; 

  • Contribuir para promoção de inovações e do desenvolvimento profissional;

  • Favorecer o acesso a tecnologias, produtos e serviços de interesse da  Engenharia Civil

 

 

Público alvo

 

O público participante do 2º Congresso Técnico Cientifico de Engenharia Civil, será composto dos seguintes profissionais:
 

  • Engenheiros civis nas diversas modalidades e especialidades complementares e associadas

  • Profissionais atuantes nos setores de planejamento

  • Urbanismo

  • Projetos

  • Prestação de serviços

  • Professores universitários

  • Tecnólogos, técnicos e fornecedores de produtos e tecnologia para engenharia civil.
     

Em especial os conselheiros das câmaras especializadas em engenharia civil dos CREA`s e os integrantes dos CREA`s JUNIORES, com especial convite a ACE Junior.

 
 
Comissão Organizadora

 

A Comissão Organizadora do 2º Congresso Técnico Cientifico de Engenharia Civil, responsável pela elaboração da grade programática e pela definição da infraestrutura necessária para realização do evento, foi constituída por especialistas no assunto, composto por profissionais de destaque no segmento de engenharia civil. Fazem parte desta comissão organizadora:
 

Presidente da Comissão Organizadora

Eng. Civil Carlos Koyti Nakazima

Data de Nascimento; 19.05.1948

  • Engenheiro Civil formado em 1978 na UFSC

  • Durante a formacão acadêmica fez parte do Diretório Acadêmico do Centro Tecnológico (DACTEC) e do DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ESTUDANTES (DCE) da Universidade Federal de Santa  Catarina.

  • Conselheiro da Associacao Catarinense de Engenheiros por 5 mandatos.

  • Conselheiro Suplente na Camara Especializada da Engenheria Civil por dois mandatos pela ACE -

  • Conselheiro Titular no seu segundo mandato na Camara Especializada da Engenharia Civil pela ACE-Associacao Catarinense de Engenheiros.

  • Diretor Financeiro do CREA/SC, pelo segundo ano consecutivo.

  • Eleito presidente da ACE, no dia 05 de maio de 2015 e empossado no dia 24 de maio de 2015.

  • Foi secretario Municipal de obras no Municipio de Sao José/SC de 1979 a 1982.

  • Sendo socio-proprietario e Responsavel Tecnico  das empresas  NAKAZIMA ENGENHARIA EIRELI e da NICOL- NAKAZIMA INCORPORADORA E CONSTRUTORA LTDA, a primeira com 33 anos de fundacao e a segunda 35 anos.

  • Iniciou a carreira executando projeto  de estrutura, tendo calculado mais 300.000,00 m2 de edificacoes.

  • Em construcao civil executou  mais de 212.000,00 m2 de obras.

  • Atualmente executa obras nos estados de Santa Catarina e Paraná.

 

Coordenador Técnico

Professor Dr. Roberto de Oliveira, PhD

Ph.D - É Engenheiro Civil (CREA-SC Reg 3877-0), Doutor pela University of Waterloo/Canadá, onde desenvolveu tese sobre a questão metodológica do Projeto e realizou POS DOC com o tema "A influencia do desenho urbano em custos habitacionais". Atua na UFSC desde 1973, tendo ocupado os cargos de chefe do Departamento de Engenharia Civil e de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, além deste Programa (onde encaminhou o Programa de Doutorado), atuou também na Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas.  Atualmente está credenciado na Arquitetura e Urbanismo, onde atua como docente e orientador de dissertações e teses tratando dos temas correlatos à temática central do evento. Já formou 43 Mestres e 22 Doutores, tendo sido pesquisador do CNPq em diversas pesquisas.

 

Eng. Civil Álvaro Luz Filho

 

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em 1973. Engenheiro credencial pela Caixa Econômica Federal CEF por 10 anos. Prestou serviços como Engenheiro na construtora e imobiliária Alvarus, foi chefe de gabinete de planejamento da Prefeitura Municipal de São José por 6 anos, foi secretário adjunto da secretaria de obras da Prefeitura Municipal de São José por 4 anos, foi Eng. de carreira da Prefeitura Municipal de São José por 25 anos, prestou serviços na área da engenharia a JOWI Empreendimentos Imobiliários e Construtora, foi diretor de esportes, patrimônio e hoje conselheiro diretor da Associação Catarinense de Engenheiros – ACE, como profissional liberal foi responsável técnico pelo projeto e execução de 200 obras.

 

Engenheira Civil Caroline Burtet


Engenheira Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ em 2014.
Atualmente integra a Diretoria Executiva da ACE como Diretora Adjunta de Atividades Técnicas.
É Assessora de Relações Institucionais do CREA-SC, onde desenvolve ações com o Programa CREAjr-SC, o qual foi uma liderança acadêmica, eleita Coordenadora Estadual de 2013 a 2014.
É Membro Integrante da Comissão Temática Novos Engenheiros do Confea – CTNE.

 

Eng. Eletricista Ivan Rezende Coelho


Engenheiro Eletricista e Administrador, formado na Universidade Federal de Itajuba- UNIFEI em Engenharia Elétrica e Administração pela ESAG, respectivamente em 1975 e 2012. Trabalhou durante 25 anos como engenheiro eletricista nas Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A - CELESC onde exerceu as funções de Chefe da Divisão da Área de Operação e Manutenção de Redes de Distribuição e Assessoria da Diretoria de Distribuição, foi diretor social da Associação Catarinense de Engenheiros – ACE, no período de 1981 a 1983.

 

Eng. Eletricista Maria Elsa Nunes

Engenheira Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, trabalhou nas Centrais Elétricas de Santa Catarina CELESC, na área de projeto eletromecânico de subestações até 2003.

 

Foi Diretora da ABECELESC – AC – Associação Beneficente dos Funcionários da Celesc Adm. Central participou como Diretora de Atividades Culturais na ACE entre 2009-2011 e 2011-2013, sendo atualmente vice-presidente da ACE.

 

É conselheira no CREA/SC, participando da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica no triênio 2013-2015. Participa de Associações Profissionais como ACE, SENGE, CESC, ABEE-SC, AREA/Tubarão e participa ainda do COMDES - Conselho Metropolitano de Desenvolvimento e na Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa.

 

bottom of page